MOVIMENTO CALHA DE GALILEO

MONTAGEM

CLASSIFICAÇÃO DOS MOVIMENTOS

MATERIAL

PROCEDIMENTOS

 

MONTAGEM

Primeiramente devemos realizar marcações sobre a calha definindo posições que no caso foi escolhida marcações de 5 em 5 cm e em seguida inclinamos a calha transformando-a em um plano inclinado

 

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CLASSIFICAÇÃO DOS MOVIMENTOS

Como a calha é comparada a um plano inclinado ou inclinável ao variarmos o ângulo de inclinação enquanto o objeto está no trecho inclinado trata-se de um movimento definido progressivo e acelerado.

O objetivo deste experimento é verificar os conceitos associados à cinemática, em especial ao movimento uniformemente variado, por meio da calha de Galileu.

A calha de Galileu é um plano inclinado a partir do qual um corpo pode ser abandonado, para que seu movimento seja estudado. A vantagem desse aparato é que, em relação à queda livre por exemplo, as medidas de tempo ficam facilitadas se utilizada uma inclinação pequena, e os mesmos resultados podem ser obtidos. A figura abaixo exemplifica como isso pode ser feito.

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MATERIAL

·   2 canaletas, sendo uma de 100 cm e uma de 30 cm.

·   1 volante.

·   1 cronômetro.

·   1 régua milimetrada.

·   1 apoio para produzir a elevação da canaleta.

·   Papel milimetrado.

 

 

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PROCEDIMENTOS

·   Utilizando-se dos dados da tabela, faça um gráfico vxt em um papel milimetrado.

·   Abandone o volante em dez posições distintas e meça os respectivos tempos de descida. Procure pensar em maneiras alternativas de se medir o tempo.

·   A partir das posições medidas, preencha a tabela Sxt abaixo. Procure encontrar alguma regularidade na tabela.

·   Utilizando-se dos dados da tabela, faça um gráfico Sxt em um papela milimetrado.

·   A partir do gráfico Sxt que você traçou, procure imaginar uma relação matemática que possa estar condizente com o gráfico obtido.

·   A partir do gráfico vxt que você traçou, procure imaginar uma relação matemática que possa estar condizente com o gráfico obtido.

·   A partir do gráfico Sxt que você traçou, procure imaginar uma relação matemática que possa estar condizente com o gráfico obtido.

·   Diante das equações obtidas nos dois itens anteriores, caracterize o movimento do volante quanto à aceleração. Na descida do volante ela aumenta, diminui ou permanece constante? Que tipo de movimento é esse?

·   Meça a velocidade do volante quando ele passa pela posição 10 cm, ao ser abandonado da posição 20 cm. Qual a relação entre essa velocidade e a velocidade calculada no item anterior?

·   A partir do procedimento anterior, abandone o volante do alto da canaleta e calcule a velocidade do volante ao passar por dez posições distintas. A partir disso, preencha a tabela abaixo.

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