Movimento Retilíneo Uniformemente Variado (MRUV)
Introdução Teórica
O movimento retilíneo uniformemente variado se caracteriza pelos seguintes conceitos:
a) A aceleração é constante; como conseqüência, a velocidade varia uniformemente. A aceleração é o quociente da variação de velocidade (Dv) pelo intervalo de tempo correspondente (Dt):
Suas unidades são: cm/s2, m/s2, km/h2, etc.
Graficamente:
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ou |
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b) A velocidade não permanece constante; aumenta ou diminui ao longo do tempo, conforme o valor da aceleração comunicada.
ou |
Graficamente:
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![]() |
A posição ocupada pelo móvel e a distância percorrida são determinadas pelas fórmulas:
ou |
Graficamente:
![]() |
Movimento retilíneo uniformemente variado (MRUV):
Função horária: | ![]() |
Função velocidade: | ![]() |
Equação de Torricelli: | ![]() |
Apenas no MRUV a velocidade escalar média é a média aritmética das velocidades escalares instantâneas.
Ao término das tarefas, o aluno deverá ser capaz de:
Monte o aparato experimental conforme a figura. Escolha um angulo a qualquer para a inclinação do trilho, formando assim uma rampa.
Utilize esta rampa para o estudo do MRUV. Para facilitar o estudo deste movimente gradue o trilho da seguinte maneira, recorte o papel milimetrado em forma de tiras e cole ao longo do trilho, marque intervalos de 10 à 10 centímetros. Solte o volante do alto do trilho e despreze o atrito entre o volante e o trilho.
a. Solte o volante do alto do trilho e observe seu movimento até o final. Sua velocidade é a mesma em todo o trajeto? Justifique.
b. Observe as posições marcadas no trilho: a distância entre cada ponto deve ser de 10 cm.
Complete:
S0 = 0 cm |
S1= 10 cm |
S2 = |
S3 = |
S4 = |
S5 = |
S6 = |
S7 = |
c. Solte o volante da posição inicial (S0) e com o auxílio de um cronômetro complete a tabela abaixo (faça no mínimo cinco vezes para cada distância para poder obter um valor médio mais confiável).
Sabendo que , em cada intervalo temos:
S (cm) |
t1 (s) |
t2 (s) |
t3 (s) |
t4 (s) |
t5 (s) |
tm (s) |
vm (cm/s) |
0 |
|||||||
10 |
|||||||
20 |
|||||||
30 |
|||||||
40 |
|||||||
50 |
|||||||
60 |
|||||||
70 |
|||||||
80 |
d. A velocidade encontrada é constante? Justifique.
e. Conhecendo o valor da velocidade média (vm) em cada intervalo de tempo, pode-se determinar as velocidades instantâneas.
Lembre-se que: .
Escolhendo os valores das velocidades médias no item anterior, complete:
v1 = |
||
v2 = |
||
v3 = |
||
v4 = |
||
v5 = |
f. Conhecendo o valor da velocidade instantânea para cada intervalo de tempo e de posição complete as tabelas seguintes.
I |
II |
||
Tempo (s) |
Velocidade (cm/s) |
Tempo (s) |
Posição (cm) |
t0 = 0 | v0 = | t0 = 0 | S0 = |
t1 = | v1 = | t1 = | S1 = |
t2 = | v2 = | t2 = | S2 = |
t3 = | v3 = | t3 = | S3 = |
t4 = | v4 = | t4 = | S4 = |
t5 = | v5 = | t5 = | S5 = |
g. Com os valores estabelecidos nas tabelas I e II, construa os gráficos v× t e S× t no papel milimetrado.
h. A velocidade permanece constante? Justifique
i. Escreva a equação horária:
j. Utilizando a equação horária da posição, determine a aceleração do móvel.
k. A aceleração encontrada é constante? Justifique.
l. Ao final das atividades resolva o questionário.