Balança de Canudos

 

 

 

A balança de canudos é uma balança de braços iguais, sua construção é feita utilizando apenas canudos e alfinetes. Ela é constituída essencialmente de uma barra móvel também chamado travessão, que gira livremente em torno de um eixo transversal feito com alfinetes.

O canudo perpendicular ao travessão chamado fiel nos auxilia na verificação da medida da massa e ainda, varia o centro de gravidade da balança, permitindo o ajuste de sensibilidade.

No plano horizontal, temos dois canudos que devem ser encaixados de forma a que eles sejam perpendiculares (entre si). Um deles serve como braço de sustentação do peso e deve ser encaixado no outro canudo, de modo que o encaixe o divida exatamente no meio.

A função dos alfinetes é servir de ponto de apoio, por isso, eles devem estar na mesma altura.  

Montada a balança, é preciso verificar se ela está bem alinhada. Para tanto, basta apoiá-la com a ajuda dos alfinetes. Se a balança estiver desalinhada, é necessário utilizar um contra-peso.

Para que tenhamos realmente uma balança, é necessário que o centro de massa da balança esteja situado em um ponto abaixo do ponto de apoio, caso contrário, a balança se comportará como uma gangorra.

Para ajustarmos a sensibilidade da balança, basta mudar a posição relativa do C.M. em relação ao ponto de apoio.

Para medirmos a sensibilidade, basta utilizar como peso um pequeno pedaço de papel.

 Devido sua estrutura, a balança não suporta grandes massas, devendo ser utilizada para comparar massas da ordem de miligramas.

 

 

 

Materiais Necessários

 

 

 

·        3 (três) canudos de refrigerante

·        2 (dois) alfinetes.

 

 

 

Montagem

 

Você deve ligar dois canudos inteiros a um pedaço de canudo.

As junções que ligam os canudos são móveis e feitas também de outros canudos. Deve-se ter a seguinte figura:

 

 

 

 

 

 

Analise

 

 

 

·        A peça horizontal será os braços da balança.

·        A peça vertical será o fiel.

·        Ao deslocar a peça vertical para cima, o centro de massa do conjunto ficará acima do ponto de suspensão, isso faz com que a balança se comporte como uma gangorra.

·        Se deslocarmos a peça vertical para baixo, fazendo com que o centro de massa fique abaixo do ponto de suspensão.

·        Para conhecermos a sensibilidade da balança, coloque um pedaço de papel em um dos braços e verifique se houve deslocamento do mesmo, caso o braço não mover a balança está pouco sensível.

·        Para aumentarmos a sensibilidade da balança, basta deslocarmos a peça vertical de modo que o centro de massa do sistema fique o mais próximo do ponto de suspensão.

·        Balança não suporta grandes massas, devendo ser utilizada para comparar massas da ordem de miligramas.